Palestras

Mesa redonda: Mulheres Cientistas e Empreendedoras

Ministrante: Drª Mariana Bottino, Drª Daniela Pereira Vieira Souza, Drª Fernanda Neves e Nina Da Hora

Local: Online

Drª Mariana Bottino (Canal Cientista Empreendedor)

Avatar

Mini-Currículo: Profissional especializada na criação de empresas de base tecnológicas científicas com PhD em Biologia Molecular pela UFRJ, e pós-doc em Inovação, patentes e transferência de tecnologia. É consultora de cientistas no auxílio à transição para o mercado e na estruturação de projetos acadêmicos em negócios, venda e negociação de tecnologia. É fundadora do programa de negócios Cientista Empreendedor e criadora do canal homônimo no YouTube. Palestrante convidada em diversas instituições de ciência e tecnologia para falar sobre empreendedorismo na ciência.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/mariana-bottino-b9797627/

 

 

Drª Daniela Pereira Vieira Souza (UFES)

Avatar

Mini currículo: Possui graduação em Licenciatura plena em Química pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES - 2010), Mestrado em Ciências Naturais/Química pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF - 2013) e Doutorado sanduíche em Ciências Naturais/Química pela UENF (2017) em colaboração com a Université Pierre et Marie Curie (UPMC - Paris/Fr). O estágio sanduíche foi realizado por financiamento da CAPES com duração de um ano no laboratório da UPMC/Paris.

 

 

Drª Fernanda Neves (-ICTQ)

Avatar

Mini-Currículo: Farmacêutica pela Universidade Estácio de Sá (2009), mestra em Ciências Naturais, com ênfase em Química Orgânica de Produtos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF, 2009) e doutora em Ciências Farmacêuticas, com ênfase Neurociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2016). Complementação Pedagógica com habilitação em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), no ano de 2019. Especializada em Metodologias Ativas em Ensino Superior de Farmácia pelo ICTQ (2021). Atuou como farmacêutica junto a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Quissamã, entre os anos 2010 e 2012, onde participou na elaboração do Plano Municipal de Assistência Farmacêutica de Quissamã. Atuou como farmacêutica hospitalar no Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes – SC (2021) e como docente do programa EduFar - Educação Farmacêutica do CRF – RJ em 2018. Atualmente, é farmacêutica hospitalar no município de Rio das Ostras - RJ e professora de pós-graduação da área de Farmácia Clínica, em diversas instituições e estados brasileiros. Recentemente publicou o livro intitulado "Coisa da sua cabeça? Como a depressão afeta o seu cérebro".

 

Drª Nina Da Hora (Podcast Ogunhê)

Avatar

Mini currículo: Cientista em construção na vida e Cientista da Computação pela PUCRio. Pesquisadora na área de Pensamento Computacional, Nina idealizou duas iniciativas: o Computação da Hora e o Ogunhê para aquietar seus questionamentos na educação e acabou criando a melhor versão de si. Professora, pois está no sangue de sua família, Nina segue pesquisando conteúdos, escrevendo, divulgando ciência e sendo HackerAntirracista.

 

 

Esta mesa tem como principal objetivo discutir as oportunidades e desafios envolvidos na formação científica e no exercício do empreendedorismo baseado em conhecimento. Portanto, as palestrantes são convidadas a apresentar suas respectivas visões sobre o assunto, suas trajetórias, e a realizarem uma análise sobre o cenário atual seus desafios e oportunidades. Ao final realizaremos um painel de discussão com o(a)s congressistas online.

DIA: 17/11/2022

HORÁRIO: 19:00h

Número de vagas: 100000

Carreira Científica e Empreendedorismo

Ministrante: Luiz Fernando da Silva Borges

Local: Auditório Principal do IFF Campus Campos Guarus e Transmissão Online no Canal do Campus

Luiz Fernando da Silva Borges

Avatar

Graduando em Engenharia de Computação no Inteli Instituto de Tecnologia e Liderança. Técnico em Informática pelo Instituto Federal Campus Aquidauana Mato Grosso do Sul e Líder da Fundação Estudar desde 2020.

Não para por aí…

Nos últimos 3 anos Luiz Fernando da Silva Borges desenvolveu pesquisas e tecnologias na área de Engenharia Biomédica com: modelagem estatística de processos termodinâmicos para amplificação de DNA; próteses robóticas de membro superior com feedback tátil; dispositivos de monitoramento do sono para a regulação do ciclo circadiano e interfaces cérebro-máquina de loop fechado embarcadas em sistemas de processamento distribuído para a comunicação com pessoas inicialmente classificadas em estado vegetativo ou coma.

Laureado com mais de 60 prêmios como resultado de suas participações em feiras de ciências e engenharia nacionais e internacionais, sendo o primeiro e único brasileiro a receber os prêmios de primeiro lugar e melhor da categoria, em Engenharia Biomédica, na maior feira de ciências e engenharia do mundo: a Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF). Além disso, recebeu também o prêmio concedido pelo MIT Lincoln Laboratory, por meio do programa Ceres Connection, tendo seu nome submetido para a International Astronomical Union (IAU), que nomeou o asteroide (33503) Dasilvaborges, em sua homenagem .
 

LINKEDIN: https://www.linkedin.com/in/sbluizfernando/


DATA: 16/11/2022HORÁRIO: 19:30h

 

Número de vagas: 270