Submissão

INSTRUÇÕES PARA AUTORES

O 9º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Guarus comunica que estarão abertas as submissões de Resumos Acadêmicos a partir do dia 09 de Agosto até  11 de Setembro de 2022. Nesta edição o evento contará com  RESUMOS SIMPLES e EXPANDIDOS, nas modalidades de PESQUISA e EXTENSÃO, com apresentações de forma remota, respeitando as recomendações de distanciamento social impostas pelo momento atual. 

Os RESUMOS SIMPLES aprovados serão apresentados na modalidade vídeo-pôsteres que ficarão disponibilizados nas mídias do CONEPE durante o evento. Os resumos aprovados com maior pontuação (os quatro mais bem avaliados) serão apresentados de forma online através de sessões durante o evento em salas virtuais.

Para maiores orientações referentes às submissões de trabalhos, a seção de Diretrizes para Autores logo a seguir e os respectivos templates disponíveis: 

TEMPLATES

Template Resumo Simples:   Formato do Word Formato do Libre Office
Template Resumo Expandido:  Formato do Word Formato do Libre Office
Template para Apresentação Oral e Video-Pôsteres: Formato do Power Point Formato do Libre Office

Os proponentes poderão submeter os seus trabalhos nas seguintes áreas de temáticas:

Área temática I: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM

Área temática II: CIÊNCIAS DA SAÚDE:  FARMÁCIA

Área temática III: MEIO AMBIENTE

Área temática IV: ENGENHARIAS

Área temática V: INFORMÁTICA

Área temática VI: EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS

Área temática VII: ARTE E CULTURA

 

As publicações que forem aprovadas e apresentadas no congresso, irão compor os anais deste evento publicado pela editora Essentia em sua página (http://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/conepe/issue/archive).

DATAS IMPORTANTES

Submissão de Trabalhos:

09/08 até 18/09

Resultado Final:

A partir de 24/10

Envio de Vídeo-pôsteres:

De 24/10 até 09/11 08/11

Apresentação de Trabalhos (Orais salas virtuais e Vídeo-pôsteres Pôsteres): 

16/11 até 18/11

 

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos Guarus realizará, no período de 22 a 26 de novembro de 2021, a 8ª edição do Congresso de Ensino Pesquisa Extensão – VIII CONEPE - com a temática  Poderão submeter trabalhos toda a comunidade acadêmica do IFFluminense, pesquisadores e educadores de outras instituições.

O VIII CONEPE, visa constituir-se como espaço privilegiado à divulgação dos resultados e reflexões oriundos das atividades de pesquisa e extensão entendidos na sua indissociabilidade. Assim, a assunção dos trabalhos submetidos ao Congresso não se guia por uma única área de conhecimento, mas pela própria natureza multidisciplinar das ações de pesquisa e extensão do Instituto Federal Fluminense. Nesse sentido, o VIII CONEPE aceita trabalhos que estejam em sintonia com as atividades de pesquisa e extensão que se desenvolvem no universo das seguintes áreas temáticas:

 

Área temática I: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Cuidados de Enfermagem na Saúde da Mulher, Criança, Adolescente e Família

2. Doenças Infecciosas

3. Gestão em Saúde e Enfermagem e Organização do Trabalho

4. Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)

5. Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde e Enfermagem

6. Promoção, educação e Vigilância em Saúde

7. Saúde do Trabalhador

8. Tecnologias do Cuidado em Enfermagem e Saúde

 

Área temática II: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Análises Clínicas

2. Assistência e Atenção Farmacêutica

3. Farmácia Hospitalar e Atenção Farmacêutica

4. Controle de Qualidade de produtos farmacêuticos

5. Farmácia Clínica e Comunitária

6. Farmacognosia e Fitoquímica

7. Tecnologia de Alimentos

8. Qualidade Físico-Química e Microbiológica dos Alimentos

9. Química Medicinal

10. Toxicologia

 

Área temática III: MEIO AMBIENTE

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Fontes renováveis

2. Ecologia e Botânica

3. Impactos Ambientais

4. Educação Ambiental

5. Recursos hídricos e Saneamento doméstico e industrial

6. Microbiologia Ambiental

7. Química Ambiental

 

Área temática IV: ENGENHARIAS

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Automação

2. Controle da Qualidade

3. Geração de Energia

4. Inteligência Computacional

5. Pesquisa Operacional

6. Planejamento e Controle da Produção (PCP)

7. Processamento Digital de Sinais

8. Sistemas de Potência

9. Sistemas de Telecomunicações

10. Sistemas Inteligentes no Controle e Acionamento de Máquinas

11. Materiais e Metalurgia

 

Área temática V: INFORMÁTICA

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Banco de Dados

2. Computação Gráfica

3. Engenharia de Software

4. Linguagens de Programação

5. Sistemas de Informação

6. Inteligência Artificial

7. Games e Gamificação

8. Redes de Computadores

9. Tecnologia de Mobilidade

10. Mineração de Dados

  

Área temática VI: EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Desenvolvimento, Conflito Socioambientais e Políticas Públicas

2. Educação e Trabalho

3. Educação Musical e Produção do Conhecimento

4. Estado, Políticas Educacionais e Cidadania

5. Formação de Professores no Século XXI

6. Literatura, Linguagens e Educação

7. Memória, História e Patrimônio

8 Práticas educativas Inclusivas, Tecnologias Educacionais e Inovações Pedagógicas

9. Territorialidades, Gestão Urbana e Economia Regional

  

Área temática VII: ARTE E CULTURA

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Arte e Sociedade

2. Cultura Popular

 

1) SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

Nesta 9ª edição o CONEPE receberá dois tipos de resumos acadêmicos: simples e expandido. Para cada um dos resumos o autor deverá indicar ainda a modalidade - pesquisa ou extensão - em que este trabalho se aplica. A apresentação dos trabalhos ocorrerá de forma presencial ou remota, conforme as orientações sanitárias, porém primando como em todas as suas edições, pela troca de experiências e conhecimentos.

De modo a promover a indissociabilidade do ensino e da extensão, a esfera da pesquisa deve compreender ações que visam ao desenvolvimento cultural, social, científico, tecnológico e à inovação, a partir da geração e ampliação de conhecimentos científicos básicos, aplicados e tecnológicos. No que tange à extensão, a manutenção de um diálogo permanente com as comunidades numa relação de equilíbrio e troca entre o saber produzido e difundido no âmbito acadêmico e o saber de grupos sociais diversos é fundamental. Desse modo, os resumos acadêmicos de extensão contemplarão também relatos de experiência, de modo a promover a reflexão crítica sobre as ações de extensão e abrir espaço para o compartilhamento de aprendizagens decorrentes de experiências vivenciadas através das ações de extensão, desenvolvidas ou não em parceria com governos, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, empresas, universidades, redes ou na interação entre essas.

  

Resumos Acadêmicos Simples (Pesquisa e Extensão)

 

O texto dos resumos simples deverá ter no máximo 2500 caracteres – incluindo os espaços – redigido em parágrafo único e sem subtítulos. Os resumos simples poderão ter, no máximo, 05 (cinco) autores, sendo que somente um deles irá apresentá-lo. Para as formatações, deve-se utilizar as especificadas no template de resumos simples disponível no site do evento. Todos os trabalhos deverão estar submetidos no formato PDF.

Os resumos de pesquisa devem conter de forma concisa introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusão. Para os resumos de extensão deve-se conter concisamente o título, local de execução do projeto, objetivos, a que público se direciona, procedimentos adotados (metodologia) e quais são os resultados alcançados com a prática até o momento.

 

Critérios de avaliação:

a)    Pesquisa:

a.1) Aspectos formais e técnicos (devem-se ressaltar o título, os objetivos, a metodologia, os resultados concluídos/preliminares e a conclusão);

a.2) Originalidade e relevância;

a.3) Aspectos relativos à comunicação escrita (clareza das ideias e qualidade da redação).

b)    Extensão

b.1) Aspectos formais e técnicos (devem-se ressaltar o título; local de execução do projeto; objetivos; a que público se direciona; procedimentos adotados (metodologia) e quais são os resultados alcançados com a prática até o momento);

b.2) Originalidade e relevância;

b.3) Aspectos relativos à comunicação escrita (clareza das ideias e qualidade da redação);

Os trabalhos serão aprovados se obtiverem uma pontuação média da avaliação igual ou superior a 6,0 (seis). Para os resumos simples aprovados a apresentação será obrigatoriamente no formato video-pôster, a serem enviados através de link privado de vídeo de até 5 minutos para a comissão do evento conforme calendário proposto. Durante o evento, os video-pôsteres serão publicados no canal do CONEPE em https://www.youtube.com/conepe.

Serão reprovados os trabalhos que não estiverem de acordo com o template e/ou obtiverem média de avaliação inferior a 6,0 (seis).

Em nenhuma hipótese serão aceitos resumos acadêmicos submetidos fora do prazo previsto nesta chamada. As alterações da submissão somente serão permitidas até a data limite das submissões conforme calendário definido.

  

Resumos Acadêmicos Expandidos (Pesquisa e Extensão) 

 

Os resumos expandidos deverão ter entre 2 a 4 páginas, organizados em seções e subseções com possibilidade de inserção elementos não textuais (equações, tabelas, figuras, etc.). Os resumos expandidos poderão ter, no máximo, 05 (cinco) autores, sendo que somente um deles irá apresentá-lo.

Para as formatações destes trabalhos deve-se utilizar às especificadas no template de resumos expandidos disponível no site do evento. Todos os trabalhos deverão estar submetidos no formato PDF.

Os resumos de pesquisa devem conter de forma concisa introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusão. Para os resumos de extensão deve-se conter concisamente o título, local de execução do projeto, objetivos, a que público se direciona, procedimentos adotados (metodologia) e quais são os resultados alcançados com a prática até o momento.

Os resumos expandidos serão avaliados por uma banca considerando os seguintes critérios: título, revisão literária, metodologia, relevância, conclusões, redação e outros aspectos relativos à comunicação escrita.

Os trabalhos serão aprovados se obtiverem uma pontuação média da avaliação igual ou superior a 6,0 (seis). Aqueles que obtiverem maior pontuação na avaliação serão apresentados no formato oral (no máximo, 4 trabalhos por área temática) nas salas do campus ou em salas virtuais (dependendo das circunstâncias do momento) durante o evento e os demais aprovados serão apresentados em formato video-pôster conforme calendário proposto. Os melhores trabalhos apresentados, por área temática, serão premiados com certificado de menção honrosa.

Serão reprovados os trabalhos que não estiverem de acordo com o template e/ou obtiverem média de avaliação inferior a 6,0 (seis).

Em nenhuma hipótese serão aceitos resumos acadêmicos submetidos fora do prazo previsto nesta chamada. As alterações da submissão somente serão permitidas até a data limite das submissões conforme calendário definido.

A certificação e publicação nos anais do evento estão condicionadas à apresentação do trabalho no congresso.

 

Submissão de Resumos no Sistema

 

Passo 1: cadastre-se clicando no botão “Inscrever-se”. Não esqueça de confirmar sua conta de email pelo link de confirmação.

 

Passo 2: após confirmar sua conta, faça o login no sistema com CPF e SENHA cadastrados.

 

Passo 3: acesse a Área do Usuário e clique em “Inscrever Resumo”

 

Passo 4: informe os dados do Resumo corretamente e clique em “Enviar” ao final.

Atenção. Todos os autores selecionados devem estar previamente cadastrados com suas contas confirmadas no sistema.

Passo 5: clique em “Status Gerais” e veja suas submissões. Até a finalização do prazo de envio você poderá editar a sua submissão

 

2) Formato e Orientações para Videos

 

Os video-pôsteres serão encaminhados para Comissão Organizadora do Evento, conforme orientações abaixo, até 08/11/2022:

a) Duração entre três e cinco minutos;

b) utilize uma câmera ou celular (neste caso, utilize preferencialmente a câmera traseira, pois geralmente tem melhor qualidade), se possível utilize suporte para evitar a instabilidade da imagem, com o aparelho na posição horizontal;

c) Escolha um espaço adequado para gravação dos vídeos, com boa iluminação (evite ficar contra a luz, ou seja, não deixe nenhuma lâmpada forte ou janela atrás de você) e cenário adequado para a finalidade do vídeo;

d) Cuidado com o áudio, o ambiente de gravação não deve ter ruídos, um bom áudio é essencial para boa compreensão do conteúdo, utilize preferencialmente um microfone externo, como os acoplados aos fones de ouvido para diminuir a captação dos ruídos externos e garantir uma melhor qualidade ao seu vídeo.

e) Busque um bom enquadramento para o seu vídeo, posicione-se de forma centralizada na tela, pense em um enquadramento que pegue do umbigo para cima e evite deixar muito espaço vazio acima da sua cabeça, atenção para não cortar partes do corpo;

f) A gravação do vídeo deve ser feita com uma resolução mínima de 720p com 30fps (frames por segundo). Caso grave pelo celular, vá em configurações da câmera e procure por “tamanho do vídeo”. Após editado, o ideal é que o vídeo seja exportado em arquivo MP4 ou MOV.

g) O autor pode utilizar o template do CONEPE para montar uma apresentação de slides e fazer a gravação. Clique para baixar o template.

h) Após concluído, o vídeo (de no máximo 5 minutos) deve ter no máximo 100 MB de tamanho.

i) Poste o vídeo no formulário disponível em https://bit.ly/videoposterCONEPE.

j) A certificação e publicação nos anais do evento está condicionada ao envio dos vídeos para publicação no site do congresso.

l) Os resumos simples mais bem avaliados de cada área serão convidados para apresentação em sala virtual no dia 17/11/2022.

O autor deve se responsabilizar pelo conteúdo apresentado, obedecendo direitos (permissão) de imagem para crianças e adultos, direitos autorais para imagens e para trilha sonora produzida por outras pessoas ou empresas.

 

3)  APRESENTAÇÃO DE  VIDEO-PÔSTERES

Na elaboração e gravação dos video-pôsteres, o autor/apresentador é responsável pela elaboração do conteúdo recursos que se fizerem necessários para gravação e elaboração do próprio material, caso optem por utilizar algum material gráfico de apoio (slides, por exemplo) deve respeitar o template disponível no site do evento.

 

4) APRESENTAÇÕES ORAIS

As apresentações orais serão somente para, no máximo, os 4 melhores resumos expandidos selecionados em cada área temática. A organização do VI CONEPE dividirá as apresentações em salas virtuais dentro das respectivas áreas. O tempo máximo de apresentação será de 20 minutos, seguidos de 5 minutos para as perguntas dos avaliadores e/ou demais participantes da sala.

O endereço das salas físicas ou virtuais destinadas a cada área temática serão divulgados para os autores selecionados, caso utilize apresentação com slides, recomenda-se o template de apresentação oral proposto no site do evento. Deve-se utilizar o formato pdf e entrar na sala virtual com antecedência de 10 minutos antes do início da sessão.

 

5) PRAZOS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS ACADÊMICOS DE PESQUISA E DE EXTENSÃO

Os resumos acadêmicos deverão ser submetidos por meio do site (conepe.guarus.iff.edu.br), no período de 09/08 até 18/09. O resultado final da submissão ocorrerá a partir do dia 24 de Outubro de 2022, por e-mail e site do evento.

 

 

CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – CONEPE – ISSN 2525-975X

Comissão Organizadora

Instituto Federal Fluminense – Campus Campos Guarus